top of page

Indústria 4.0 tem cenário promissor de crescimento na região de Presidente Prudente


Expectativa é de que as empresas caminhem em direção avançada. G1 conversou com especialistas que falaram sobre a transformação do mercado de trabalho.


A Indústria 4.0 tem transformado o mercado de trabalho. Um avanço na produtividade tem acontecido graças ao advento de novas tecnologias, como a Internet das Coisas, a computação em nuvem e o Big Data. Todas elas convergem para trazer mais qualidade de vida para as pessoas nos próximos anos.


Essa transformação teve início há pouco tempo no Brasil, mas isso deve mudar nos próximos anos. Na região de Presidente Prudente (SP), existe um cenário promissor para o crescimento da Indústria 4.0. À medida em que as novas tecnologias forem implementadas nas empresas, os ganhos de produtividade podem ser imensos.


Resgate histórico


Ao G1, o diretor presidente da Fundação Inova Prudente, Diego Andreasi, explicou sobre a origem da Indústria 4.0.


"Acredito que uma melhor forma de nós entendermos a definição desse termo é antes fazermos um breve resgate histórico para que a gente possa entender então a origem, como é que tudo isso surgiu. Primeiro vem a Indústria 1.0, período que ficou conhecido com a substituição dos animais no campo, para inserção das máquinas a vapor nas indústrias. Em seguida, vem a Indústria 2.0, período que ficou conhecido com a utilização da eletricidade das linhas de produção, criadas por Henry Ford, que tornava esse processo produtivo ainda mais eficiente. Logo em seguida veio a Indústria 3.0, período que ficou conhecido com a utilização da informática, da internet e dos computadores pessoais nas empresas. Isso fez com que esse processo produtivo ficasse ainda mais eficiente", falou ao G1.


Por fim, Andreasi falou especificamente sobre a Indústria 4.0.


"Por fim, temos a Indústria 4.0, período em que estamos hoje e que ficou conhecido com a utilização da Internet das Coisas e da inteligência artificial nas empresas, principalmente por meio de sensores que são utilizados nessas linhas de produção e fazem com que essas máquinas fiquem cada vez mais inteligentes e cada vez mais eficientes", concluiu.


Benefícios


Ainda de acordo com o diretor presidente da Inova Prudente, as máquinas da Indústria 4.0 funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana.


"Os principais benefícios para a empresa que utiliza a tecnologia da Indústria 4.0, primeiro, é o aumento da eficiência, já que esses processos ficam cada vez mais rápidos e mais baratos. Já o segundo é uma consequência do primeiro, que é redução de custos propriamente dito", disse ao G1.


O especialista também exemplificou sobre o funcionamento da Indústria 4.0 na prática.


"Um exemplo para que a gente possa entender como funciona a Indústria 4.0 na prática é a indústria automotiva. Já existem, por exemplo, na Europa, fábricas quase que completamente automatizadas, fabricando carros 24 horas por dia, sete dias por semana, cada vez de forma mais eficiente e utilizando cada vez menos seres humanos, porém, seres humanos altamente capacitados, que passam a saber operacionalizar toda essa tecnologia", acrescentou ao G1.


Andreasi ainda explicou que esses carros produzidos através das tecnologias da Indústria 4.0 estão cada vez mais eletrônicos, no entanto, possivelmente irão precisar de manutenção um dia.


"Quando a gente passa a procurar um mecânico, esse mecânico também precisa ter uma capacitação específica para que ele possa entender toda essa eletrônica e possa então consertar o nosso carro, para que o nosso problema possa ser resolvido. Isso, vale a pena dizer, não acontece só com os carros. Hoje no setor agro nós temos tratores com cada vez mais tecnologia, com mais telas, que precisam cada vez mais de pessoas capacitadas para poder dirigi-los, e também existem os caminhões que estão operando nas estradas com cada vez mais tecnologia", comentou.


Ao G1, Andreasi deixou um desafio a quem está inserido no mercado de trabalho.


"Fica então o desafio para que nós, que estamos inseridos no mercado de trabalho, possamos nos capacitarmos cada vez mais para que a gente não fique de fora do avanço dessa tecnologia", pontuou.


Cenário promissor


Conforme a engenheira de produção e coordenadora do curso de engenharia de produção de uma faculdade particular de Presidente Prudente, Clara Yoshiko Hori Takigawa, existe, sim, um cenário promissor para o crescimento da Indústria 4.0 no Oeste Paulista.


Ao G1, Clara explicou que, no entanto, grande parte das indústrias da região está transitando entre a 2ª e a 3ª Revolução Industrial, ou seja, está entre o uso da linha de montagem e da aplicação da automação.


"Espera-se que as indústrias da região de Presidente Prudente caminhem em direção avançada, utilizando todas as tecnologias da Indústria 4.0, para assim tornarem-se e

Comments


Prof. Me. Luís C. Simei
Consultor, auditor, palestrante e professor universitário

Professor com experiência de mais de 9 (nove) anos, lecionando disciplinas técnicas e de gestão, para cursos de pós-graduação, graduação e ensino técnico, nas áreas de tecnologia e engenharia.

Possui experiência industrial de mais de 20 anos, atuando em empresas de grande porte, nos segmentos de: cimentos, concretos, mineração, químicas e petroquímicas, em atividades de: operação e manutenção de utilidades, engenharia de manutenção, engenharia da confiabilidade e inspeção de equipamentos estáticos e dinâmicos.

carlos_30x45cm.jpg
  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
Meu Livro
 

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo espaço para você contar sua história para que seus usuários saibam um pouco mais sobre você.

Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page